A criança conduzida e orientada através das ferramentas oferecidas pela Disciplina Positiva se sente pertencente e importante, uma necessidade humana básica que fortalece a autoconfiança e autoestima.
Ela cresce se sentindo segura e capaz, já que entre as mais importantes ferramentas está o encorajamento, a demonstração de confiança na capacidade da criança, o que permite que a autoimagem seja construída a partir desse reflexo positivo projetado por seus pais e cuidadores. Ela percebe que pode influenciar o que acontece com ela e com os outros a sua volta. Isso porque existe um cuidado especial para que eles compreendam o motivo de fazer e de não fazer algo. Assim eles aprendem a tomar melhores decisões.
A autorregulação recebe uma atenção especial desse modelo respeitoso de educar, assim como a inteligência emocional. Por isso buscamos ampliar o repertório emocional através da nomeação e validação dos sentimentos. Também buscamos recursos para que a criança saiba como lidar com seus próprios sentimentos, o que permite que ela, ainda que em fúria, consiga voltar ao estado de calma.
Em posse de recursos tão importantes a criança se torna um adulto seguro, confiante, feliz e bem sucedido, adjetivos que nós sonhamos ver nos nossos filhos e que por vezes não encontramos nem mesmo em nós.
Vamos aprender juntos?
Imagem: People vector created by freepik – www.freepik.com